Balões Bariátricos e Correlatos

 

divisor

 

case_toxina_desafio_iconeDesafio

 

Os balões bariátricos são utilizados em procedimentos cirúrgicos que visam a diminuição de peso. Os produtos devem ser armazenados em temperatura ambiente, até 25ºC. Em algumas situações, o laboratório responsável pela comercialização realiza a venda consignada, logo, o principal desafio da operação foi estabelecer um processo de logística reversa para realizar as coletas dos balões não utilizados pelas clínicas.

 

 

case_toxina_desafio_iconeSolução

 

As etapas de armazenagem e fracionamento da operação foram dimensionadas com controle de refrigeração constante, respeitando sempre as especificações de qualidade do produto. O mesmo foi feito com os tamanhos das embalagens de envio, também geridas pela TEMP LOG. Foi criado um procedimento de coleta reversa em parceria com o laboratório no qual foi desenvolvido um envelope plástico para acondicionar o “Produto Reserva” dos pedidos de remessa. Esses pedidos eram enviados, em consignação, aos médicos na entrega inicial. Essa implementação facilitaria a identificação dos produtos consignados e garantiria a integridade do produto final, uma vez que as condições de envio estariam devidamente preservadas no momento da retirada (coleta reversa). Também houve treinamento específico com a equipe TEMP LOG e os parceiros que fariam as coletas pelo país. Nesse treinamento, foi orientado o procedimento para observar e recusar a coleta caso os produtos não estivessem acondicionados nos envelopes plásticos.

 


 
 

Resultados

 

40.211 balões foram armazenados, fracionados e distribuídos para mais de 900 municípios pelo país entre o período de agosto de 2008 até dezembro de 2014. A operação de coleta reversa foi realizada em 100% dos locais de entrega sendo que 99,5% das coletas reversas foram realizadas com sucesso.