Fashion

 

divisor

 

case_toxina_desafio_iconeDesafio

 

Além de cosméticos, a EUROPRESTÍGIO também importa peças de roupa, calçados e acessórios de vestuário em geral. Como a maioria dos itens é de disponibilidade limitada, o grande desafio dessa operação era manter a qualidade na conferência desses produtos. Era frequente constatar erros de pedido ou avarias nas peças no momento de vendê-las na loja. O processo importação passava por duas empresas antes de chegar ao operador logístico (TEMP LOG). Outro ponto importante é que a demanda era imprevisível e com alta ocorrência de pedidos extraordinários, o que exigia um fracionamento ágil. Assim como nos cosméticos, as entregas eram feitas em shopping centers, com horário restrito.

 

 

case_toxina_desafio_iconeSolução

 

Foram adotados os mesmos procedimentos logísticos feitos para os cosméticos da EUROPRESTÍGIO. A diferença estaria no procedimento de armazenagem: para os vestuários, a disposição nas prateleiras e araras seguiria um padrão internacional de organização por coleção de roupas. A TEMP LOG adaptou o sistema e treinou a equipe para esse novo formato. Outra alteração foi a implantação de uma etapa de triagem dos itens defeituosos ou em desacordo com a documentação vinda dos importadores. Essa triagem garantiria que as peças armazenadas e expedidas para as lojas estariam livres de imperfeições ou danos ocorridos na importação.

 


 
 

Resultados

 

A TEMP LOG armazenou e fracionou 41.681 itens entre roupas, sapatos, bolsas, carteiras e óculos escuros entre agosto de 2012 a dezembro de 2014. Os inventários estiveram todos acima de 99,92% de acerto e a média de tempo de fracionamento dos pedidos era de 3h, sendo cada pedido na ordem de 200 itens. Por conta da triagem interna, a margem de erro/ avarias nas peças entregues nas lojas foi reduzida a 0,01% e todas as entregas foram feitas dentro do prazo e horário estabelecidos nas cidades de SP e RJ.