Toxina Botulínica

 

divisor

 

case_toxina_desafio_iconeDesafio

 

A Toxina Botulínica é um medicamento estético usado para remover marcas de idade e imperfeições na face, mais especificamente na região da testa e olhos. Foi solicitado à TEMP LOG que desenvolvesse as seguintes etapas logísticas da comercialização desse produto: Recebimento e armazenagem do produto e amostras em temperatura de 15 graus negativos; Recebimento online e separação de pedidos de venda; Expedição por região e entrega dos produtos em âmbito nacional em até 72h, sempre mantendo a temperatura dentro dos padrões de qualidade aprovados.

 

 

case_toxina_desafio_iconeSolução

 

Por se tratar de uma operação inédita, o planejamento foi feito em parceria com o laboratório responsável. A TEMP LOG entendeu que seria necessário seguir todas as recomendações de qualidade para montar uma operação com sucesso. Para garantir a armazenagem tanto dos produtos como dos insumos foram adquiridas câmaras frias com monitoramento online de temperatura e de imagens, 24h por dia, 7 dias da semana. Também foram providenciados sistemas “No Break” e grupo gerador para contingência em caso de quedas de energia.

 

A toxina botulínica é um produto importado e de alta perecibilidade. Seria importante que as etapas de recebimento/conferência fossem feitas de forma ágil para garantir que a temperatura do mesmo não sofresse grandes variações. A equipe de logística recebeu exaustivo treinamento específico e teve seu manual de procedimentos atualizado com as novas exigências. Os procedimentos de separação de pedidos também foram reavaliados com a inclusão de processos de dupla checagem, que minimizam a incidência de erros no fracionamento. A TEMP LOG assumiu também a gestão e aquisição dos insumos para a entrega sempre aprovando os fornecedores e soluções com a equipe de qualidade do laboratório.

 

Para ganhar agilidade foram estabelecidos 3 cortes diários de faturamento. Dessa forma os itens expedidos para as capitais do país seriam entregues em até 48h pelos transportadores parceiros. Nas regiões de SP e RJ, onde era preciso maior agilidade, a TEMP LOG utilizaria frotas e equipes próprias onde os entregadores se apresentariam sempre uniformizados e de acordo com os padrões de higiene e qualidade necessários nas entregas em hospitais e clínicas de estética.

 


 
 

Resultados

 

Foi o caso de resultado mais expressivo da empresa. Até dezembro de 2014 foram mais de 1.157.554 produtos expedidos com 0,001% de erro na separação desde janeiro de 2008. Esse mesmo número foi entregue em mais de 1.400 destinos pelo país sendo 97,4% dentro do prazo e temperatura estabelecidos. Em média as ocorrências foram tratadas e resolvidas em até 18 horas após o horário de abertura.